segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Jornada Missionária Diocesana...



Uma Diocese com rosto missionário
A vila de Alcains acolheu a 2ª Jornada Missionária Diocesana, dia 23 de Outubro. Com o sol a brilhar, começaram a chegar ao Seminário de S. José, muitas centenas de pessoas, vindas das mais diversas partes da Diocese. A alegria, o colorido e a animação eram a tónica mais comum. Mais de 300 Crianças e Adolescentes, acompanhados pelos catequistas, mais de uma centena de Jovens de vários grupos paroquiais ou ligados a movimentos, quase 100 Escuteiros, com os seus Chefes e muito perto de 200 Adultos, responderam ao desafio do Secretariado Diocesano das Missões. Participaram ainda cerca de 20 Sacerdotes e outras tantas Religiosas.
A Paróquia de Alcains e o Agrupamento das Escolas, ao longo da semana preparam-se para a realidade missionária da Igreja e contaram com a presença e o testemunho do P. José Tavares, missionário comboniano.
Missão: Comunhão e partilha
Foi uma pequena multidão que, durante a manhã, em separado, trabalhou o tema comum: “Missão: Comunhão e Partilha”. Os mais novos, animaram 5 grupos, representando os 5 Continentes e os 5 Arciprestados, desenvolveram palavras-chave da missão e descobriram a vida e obra de alguns Santos que se notabilizaram pela sua acção missionária.
Continuar a ler - Aki - 

domingo, 10 de outubro de 2010

Ecos da Vigília de S.Daniel Comboni!

O Grupo de Jovens Caminhantes da Paz de Retaxo e o Agrupamento 624 de Cebolais de Cima, organizaram a Vigília S.Daniel Comboni, que se realizou em Retaxo, na noite de sábado, véspera do Dia de S. Daniel Comboni. Os Caminhantes da Paz encarregaram-se da estruturação da vigília e os escuteiros dos cânticos. Convidaram toda a comunidade a juntar-se.

Foi tempo de oração e louvor ao Senhor. Rezamos Pelas Missões e Missionários/as e este ano por duas intenções muito queridas para todos nós. A Missão do nosso novo Pároco junto de nós e pela Missão do Manuel António quepartiu para a Companhia de Jesus. Não esquecemos também o Samuel e a Joana, jovens da nossa Diocese que também entregaram a sua vida ao Senhor! 
Da Vigília fizeram parte vários momentos, primeiro a Palavra de Deus, com Cânticos e momentos de silêncio que nos interpelavam, depois o momento de escutarmos o testemunho do Manuel António, através da Noelma e da Rita, momento em que muitas lágrimas se soltaram, nomeadamente da mãe e tia do Manuel António. O momento da Paz, as preces, o Pai Nosso e a Oração de Envio e compromisso completaram este momento belo de oração e louvor!

O power point, dos vários momentos da Vigília:




A Vígilia:


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Vigília S.Daniel Comboni




No próximo sábado – dia 9 de Outubro (véspera do dia de S.Daniel Comboni). O grupo de Jovens – Caminhantes da Paz – de Retaxo e o Agrupamento 624 de Cebolais de Cima vão realizar  a Vígilia S.Daniel Comboni,  em Retaxo, pelas 21 horas. Este ano há dois motivos acrescidos para orar e louvar o Senhor…
Vamos rezar em particular pela missão do novo pároco – Cónego José da Costa junto de nós, e pela missão do Manuel António que  no passado dia 5 de Outubro entrou para a Companhia de Jesus!
Também publicado no site da Diocese  - AKI -

segunda-feira, 4 de outubro de 2010