domingo, 24 de junho de 2007

É mesmo genocídio


Provas de genocídio no Darfur

O canal de televisão Odisseia apresenta provas definitivas do genocídio de Darfur nos dia 24 e 25 de Junho.
Após meses de investigação, o canal Odisseia obteve as provas definitivas sobre a catastrófica situação que vivem milhares de refugiados nas zonas próximas do Sudão: torturas, assassínios, ameaças e extorsão por parte do exército sudanês que governos e organizações internacionais deixaram no esquecimento.
O
canal denunciava estes factos no passado mês de Abril com o documentário "Testemunhos de Darfur" e "Darfur, provas do genocídio". Agora, uma equipa de profissionais obteve provas audiovisuais que corroboram a veracidade desta informação: testemunhas protegidas ameaçadas de morte, vítimas destas torturas, valas comuns, etc.
O documentário de produção própria "Darfur, chamamento à consciência", foi emitido emitido no espaço Offdisseias no dia 24 de junho às 21.00h. Terá novas transmissões no dia 25 às 1.00h e 11.00h.
No documentário, além das provas recolhidas, Mohamed e a sua esposa Amida, testemunhas directas do massacre que tiveram que fugir de Darfur por ameaças de morte, oferecem o seu emocionante testemunho depois de terem testemunhado no Tribunal Internacional de Justiça. O filme foi realizado por Julio Alonso e Iván Durán e todo o material incluído foi apresentado como provas do genocídio no Tribunal de Haia.
Mais informações em Jovens e Missão e Plataforma por Àfrica

Sem comentários: