domingo, 24 de junho de 2007

É mesmo genocídio


Provas de genocídio no Darfur

O canal de televisão Odisseia apresenta provas definitivas do genocídio de Darfur nos dia 24 e 25 de Junho.
Após meses de investigação, o canal Odisseia obteve as provas definitivas sobre a catastrófica situação que vivem milhares de refugiados nas zonas próximas do Sudão: torturas, assassínios, ameaças e extorsão por parte do exército sudanês que governos e organizações internacionais deixaram no esquecimento.
O
canal denunciava estes factos no passado mês de Abril com o documentário "Testemunhos de Darfur" e "Darfur, provas do genocídio". Agora, uma equipa de profissionais obteve provas audiovisuais que corroboram a veracidade desta informação: testemunhas protegidas ameaçadas de morte, vítimas destas torturas, valas comuns, etc.
O documentário de produção própria "Darfur, chamamento à consciência", foi emitido emitido no espaço Offdisseias no dia 24 de junho às 21.00h. Terá novas transmissões no dia 25 às 1.00h e 11.00h.
No documentário, além das provas recolhidas, Mohamed e a sua esposa Amida, testemunhas directas do massacre que tiveram que fugir de Darfur por ameaças de morte, oferecem o seu emocionante testemunho depois de terem testemunhado no Tribunal Internacional de Justiça. O filme foi realizado por Julio Alonso e Iván Durán e todo o material incluído foi apresentado como provas do genocídio no Tribunal de Haia.
Mais informações em Jovens e Missão e Plataforma por Àfrica

terça-feira, 12 de junho de 2007

Ajudem Darfur!


O genocídio continua no Darfur. Já se fala numa catástrofe pior do que o Ruanda.
É preciso agir! No terreno temos várias organizações que tentam ser uma gota de água no meio de tanta tragédia. Cá, em Portugal, e um pouco por todo o mundo tentamos ajudar através de campanhas que informem e sensibilizem as pessoas para o que está a acontecer a este povo.
Toda a ajuda é precisa. Em Portugal, ainda estamos no início de uma campanha que visa informar, sensibilizar e fazer com que cada um de nós possa agir em prol dos direitos do povo sudanês. Se tiver ideias ou se se quiser juntar à campanha, basta ir a http://plataformafrica.blogspot.com.

Quando foi a campanha de Timor, no início, a maioria das pessoas não acreditava que se pudesse fazer alguma coisa. Mas fez-se. Ainda ontem, nas comemorações do 10 de Junho, o presidente timorense, Ramos Horta, agradeceu a Portugal por ter contribuído massivamente para que Timor se tornasse numa democracia.

E se fosse connosco? Não gostaríamos, de certeza, que silenciassem o nosso sofrimento.

Não esqueças
Sê uma ponte para o DARFUR

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Fome no mundo

Para uma primeira abordagem da fome no mundo basta um Clik


E já agora vejam o site principal, em várias línguas

domingo, 10 de junho de 2007

Eyes on Darfur

Olhos Darfur

A Amnistia Internacional (AI) vai lançar hoje um novo sítio chamado Eyes on Darfur, Olhos no darfur.A AI vai colocar fotos tiradas por satélite a documentar as atrocidades que por lá se perpetram.
Uma iniciativa a seguir.

PS: Convido-te a visitar o sitio e deixar aqui as tuas impressões.
Aceita o desafio

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Sair do silêncio

CVJ ao serviço do Darfur

Tirar o drama do Darfur do silêncio, é a proposta de uma campanha promovida pelo Centro Vocacional Juvenil (CVJ) dos Missionários Combonianos. Para isso apostam na sensibilização da sociedade portuguesa e na solidariedade para com os povos mais desfavorecidos e marginalizados.
O CVJ quer aproveitar a presidência da união europeia por parte de Portugal e a cimeira Europa-África, para atingir o maior número de pessoas, e assim solidarizar os portugueses para o problema do darfur.
Os objectivos passam por uma campanha de informação e sensibilização através dos meios de comunicação social; apelo aos governantes e políticos portugueses a pressionarem a união europeia a intervir em favor das populações; ajuda em acções de solidariedade para com os refugiados, nomeadamente através dos missionários e organizações sociais, presentes no terreno.
A campanha quer abranger os diferentes sectores da vida social, política e religiosa, desporto, música, teatro, através dos seus agentes, estruturas e associações, grupos e movimentos. Para isso o CVJ quer colaborar com outras instituições e grupos, na união de esforços para que a campanha tenha impacto social.
Diferentes acções serão realizadas ao longo destes meses que culminarão com uma vigília e acções de rua por altura da cimeira Europa-Africa.
Mais informações:
Em Jovens e Missão:
No link Acção Darfur e nos outros links relacionados com o Darfur
Amnistia Internacional:
http://noise.amnesty.org/site/c.ggITL6PKJtH/b.1631019/k.BEF8/Anmate.htm
Unicef :
http://www.unicef.org.uk/gallery
Catholic Organization For Relief and Development Aid:
http://sudan.crs.org/help.htm
Vaticano:
http://vatican.mondosearch.com/search_pt.aspx?query=darfur&x=16&y=9

In http://fe-e-missao.blogspot.com/

sábado, 2 de junho de 2007

02/06/07 - Relatório Encontro JAMIC

Partilha:

  • Partilha de grupos e intercâmbio, que pode dinamizar mais o espírito missionário nas paróquias;
  • Ideias novas e outras mentalidades;
  • Testemunhos de outros jovens à comunidade cristã;
  • O grupo não se deve fechar em si mesmo, mas ser aberto aos outros. Ir ao encontro de outras realidades, outra maneira de viver;
  • Mostrar quem foi Comboni, JAMIC à paróquia. Divulgar aos jovens da paróquia o grupo (10º ano);
  • Actividades mais missionárias (uma vez por mês): Santa Casa da Misericórdia;
  • Um Domingo por mês trazer uma situação actual da missão;
  • Orações nas Eucaristias. Explicação das partes da Eucaristia.

Programa:

  • Um tema mensal sobre a missão: interiorizar e apresentar (maneiras de apresentar nas paróquias);
  • Intercâmbio: actividades próprias dos grupos; divulgar;
  • Blog.

Encontro nacional:

  • Reflexão e partilha;
  • Recriação – convívio;
  • Jogos para se conhecerem.

Divulgação e convite:

  • Contacto directo – conhecimento individual e de todo o grupo.

Equipa coordenadora:

  • Um ou dois elementos de cada grupo;
  • Ricardo Caniçais.

Símbolo:

  • Pomba.