terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Em Missão com Jesus e S.Daniel Comboni...a "história" deste dia!


Foi no passado sábado, dia 19 de Dezembro que se realizou o Encontro -Em Missão com Jesus e S.Daniel Comboni -, actividade promovida pelo grupo de Jovens - Caminhantes da Paz - e pela catequese de Retaxo. Após algum tempo de preparação, empenho e união de esforços chegava o dia! Apesar da doença do nosso pároco, Padre Amândio continuamos a trabalhar com toda o amor e entrega!
Foram nossos convidados os jovens da catequese de Envendos acompanhados pelas suas catequistas e pelo pároco, padre Alberto Tapadas. Participaram também no encontro a Irmã Arminda do Secretariado da Catequese e o Padre Nuno Folgado da Pastoral Juvenil e Vocacional da nossa Diocese.

O encontro teve início pelas 14 horas, com o acolhimento no salão paroquial. Muita animação e entusiasmo ia enchendo o salão paroquial à medida que todos se iam juntando. Após algumas músicas, a cargo do Padre Nuno iniciou-se o encontro com a apresentação dos elementos que compõem o grupo de jovens - Caminhantes da Paz -. Informou-se os presentes de que todos iam“partir em Missão” . Primeiro foram apresentados os “guardiãs” das cidades que os iam receber - Belém, Limone, Nazaré, Verona, Jerusalém, Cartum e Mar da Galileia - e de seguida, procedeu-se por sorteio à formação dos sete grupos - África, América, Europa, Oceania, Ásia, Darfur e Etiópia - esses grupos eram formados por crianças, jovens, catequistas e pais, depois dos grupos formados coube a cada um escolher o chefe de grupo.



A Missão estava prestes a começar, mas antes foi tempo de conhecer um pouco melhor o grupo - Caminhantes da Paz - através do visionamento de uma apresentação de power point sobre a dinâmica do grupo, aproveitou-se também para lançar o convite a outros jovens de Retaxo para se juntarem ao grupo, e aos jovens de Envendos o convite para formarem um grupo JAMIC (Jovens Amigos dos missionários Combonianos). Prosseguiu-se com o vídeo sobre a vida e obra de S.Daniel Comboni, os grupos tiveram oportunidade de tirar alguns apontamentos que lhes iam ser preciosos a seguir!

Esta foi a equipa que viria a vencer a Missão!...África!








Chegou então a hora da “partida”. A cada grupo foi dada a pista que os ia levar ao primeiro destino, sete grupos, sete cidades para os acolher, perguntas sobre a vida de Jesus e de S. Daniel Comboni e provas muito divertidas que era necessário superar! Para o caminho muito incentivo através de textos e pequenas reflexões que eram propostas ao grupo
Todos os grupos terminaram na “tenda de oração”, momento mais intimista e onde se propôs um pequeno momento de oração pelo continente/país que representavam.

O encontro finalizou no Centro de convívio com o lanche partilhado e no qual todos contribuíram, incluindo o conselho económico da igreja. Quisemos premiar o esforço das equipas e por isso apuramos o grupo vencedor, que foi a África, mas todos ficámos a ganhar e houve também uma pequena lembrança para todos, fruto dos trabalhos manuais dos Caminhantes da Paz.

Tudo correu da melhor forma possível e a satisfação de todos foi a melhor recompensa que levamos nos nossos corações! Ficou a vontade acrescida de continuar a trabalhar mais e melhor e outros encontros virão!


E em video...um pouco da muita animação que se viveu e partilhou!

1 comentário:

Grupo de Jovens de GSM disse...

Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado.

Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com cerca de mais de 17000 voluntários registados.

Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.

Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!

Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.
O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.

No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.

“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"