terça-feira, 9 de outubro de 2007

Encontro Nacional





O Cristão Jardineiro

Este sábado, 6, realizou-se o encontro nacional JAMIC. À volta do tema do cristão jardineiro, reflectimos, rezámos, programamos o ano e fortalecemos a união e o espirito missionário comuns.

“O segredo não é correr atrás das borboletas, mas sim, cuidar do jardim para que elas venham até nós.” (Mário Quintana)

Um cristão que corre atrás da borboleta coloca-se acima daquilo que prega, individualiza a sua missão, torna egoísta o projecto de Deus.
Quando cuida do jardim, torna-se um instrumento, um operário de cristão, que fala e age em prol do bem comum.
Quando corre atrás da borboleta, o cristão desiste facilmente, mostra-se incapaz, arranja uma desculpa e sai de fininho.
Mas quando se dedica a cuidar do jardim encara a vida cristã como uma aprendizagem eterna e um recomeçar constante. Acredita que o projecto de Deus não se consolida sem percalços.
Um cristão que corre atrás da borboleta valoriza as pessoas educadas, espiritualizadas, e acredita que é exclusivamente delas, que a Igreja precisa.
Aquele que cuida do jardim convive com os "rebeldes", desmotivados e sem nenhuma formação espiritual e encara-os como degraus que precisam ser vencidos. Por isso, ama-os de forma semelhante aos outros.
Um cristão que corre atrás da borboleta não sugere coisas novas, apenas cumpre o seu papel, mas não evolui e muito menos engrandece quem convive com ele.
O cristão que cuida do jardim interage, busca soluções conjuntas com outras lideranças, diverge quando necessário, faz-se ouvir, acolhe, respeita o outro e também o ouve. Ajuda os demais a crescerem e cresce junto com eles.
Um cristão que opta por cuidar do jardim, entende a verdadeira razão de ser cristão. Este jardim precisa ser cuidado com carinho e zelo. A nossa Igreja é um imenso jardim florido, com espécies de todos os tipos, cores e tamanhos diferentes.
O cuidado exige amor.

Isto é um pequeno resumo que fica como programa de vida para cada um.

Sem comentários: