sábado, 16 de fevereiro de 2008

Encontro nacional


PROGRAMAÇÃO PARA O ENCONTRO

Dia 9 de Fevereiro. Estiveram presentes os grupos Jamic de Rio de Vide, Oiã-malhapão e Retaxo - Castelo Branco. Os grupos da Lousã e Chão de Couce tinham manifestado a impossibilidade de estarem presentes.
Esteve também presente pela primeira vez a Elsa Sequeira representante do grupo do Retaxo.

I/ Preparação do encontro nacional.
O tema do encontro é “Com Cristo, rasga horizontes à criatividade”. Queremos que o encontro seja criativo, inovador, atraente e que tenha conteúdos para os jovens. Achamos que a criatividade se integra bem na vida dos jovens e portanto também no movimento. Precisamos de criatividade em tudo: na nossa vida, no nosso testemunho, na fé que vivemos, nas actividades, na Igreja, … Por isso queremos que o encontro seja criativo e exija a participação activa de todos.
Vamos fazer em forma de festival. Vai exigir a acção de todos e por isso cada grupo terá algum trabalho de casa para fazer e apresentar no encontro.
Queremos que seja um encontro alegre, de convívio, conhecimento, partilha e aprofundamento do compromisso cristão e paroquial.

Horário:
9.30 – Chegada, acolhimento
10.30 – Eucaristia festiva
12.30 – Farnel partilhado
14.30 – Festival
16.30 – Conclusão
17.00 – Partida


Eucaristia:
Para a eucaristia cada grupo vai preparar duas coisas:
1. Apresentação criativa do grupo e suas actividades
2. Apresentação do projecto solidário que o grupo tem ou vai ter para esta ano na sua paróquia ou para o mundo inteiro.

Festival:
O festival consiste: Uma espécie de concurso mas sem prémio. Cada grupo tem no máximo de 20 minutos para “mostrar o seu rosto” e cativar os outros. Apela-se à criatividade de maneira a poder cativar outros jovens para o grupo. Então o que fazer? Como fazer? Como fazer? Como viver para que os jovens que nos vêem fiquem atraídos pelo grupo e possam fazer parte dele, ou pelo menos sentirem-se atraídos pela nossa fé, pela nossa maneira de viver?
Pode ser através de teatro, música, dança, mímica, vídeo, … ou até misturarem isso tudo. O que interessa é que seja criativo e cativante.
Claro, é necessário que o tema do encontro esteja subjacente a tudo (mas isso também não é difícil, visto o tema).
Cada grupo votará a representação dos outros grupos com valores de 1 a 5. Não pode votar no seu grupo evidentemente.

Final:
Trata-se de preparar um rito conclusivo: uma oração e um símbolo do encontro para cada participante. Não mais que 20 minutos. O símbolo seria uma vela pequena escrita com a frase tema do encontro. Preparam tudo antes do encontro. Alguns dias antes saberemos quantos jovens participarão e por isso haverá possibilidade de preparar todo o material. Senão, lá também se pode preparar algo (pelo menos os símbolo).

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV Digital, I hope you enjoy. The address is http://tv-digital-brasil.blogspot.com. A hug.